segunda-feira, 5 de março de 2012

Ponte dos Arcos


No último domingo, dia 04 de março, finalmente conseguimos fazer o pedal para um local realmente diferenciado, a Ponte dos Arcos.A história deste pedal passa por diversas situações onde por um motivo ou outro não conseguimos alcançar o objetivo.

Eu (Henequi), Emersão e o Rogerio Bott tentamos esta empreitada em setembro mas ficamos nos divertindo num rio na metade do caminho e o tempo ficou curto para chegar e encurtamos o trajeto planejado.

O colega Paltanin, tem pelo menos 3 tentativas frustradas para chegar na ponte, uma delas inclusive com uma situação onde infelizmente uma biker teve um AVC, contudo dessa vez temos coisas boas para contar, e é exatamente com o Paltanin que este pedal começou. Ele como um biker empolgado divulgou a ideia para a rede de relacionamento dele convocando quem gostaria de embarcar no pedal, logo surgiram sugestões de ponto de encontro na fazenda do Thalia.

Como já havíamos combinado eu e o Emerson para irmos num carro só, resolvemos aumentar o desafio e partir do viaduto que dá acesso a Balsa Nova (BR277). Tudo certo, saímos das 7:15 sentido serra de São Luiz do Purunã, o trajeto até o pedágio tem aproximadamente 9 kms e o treino foi muito bom, no meio do caminho passaram por nós de carro o próprio Paltanin e o Anderson Stocco, além de outros bikers que não conhecíamos até aquele momento. Antes das 8h chegamos a fazenda do Thalia eu e o Emersão, enquanto o Paltanin reunia no pedágio o grupo que chegava de Curitiba.

Após um período de espera completamos um grupo de 19 bikers, chegaram a comentar que parecia procissão (rsrsrs). Obviamente num grupo grande é difícil conciliar ritmo, no inicio fomos maneirando, mas assim que chegou nas primeiras descidas fortes e subidas, o grupo foi se distanciando o que obrigou fazermos varias paradas para reagrupar, tomar agua, contemplar a paisagem ou jogar conversa fora.

Como o caminho de ida foi morro abaixo, chegamos relativamente rápido, pouco depois das 10h estávamos no notável monumento da engenharia nacional, a Ponte dos Arcos, localizada em Tamanduá, foi inaugurada em 1880 e possui 585m de comprimento e 60m de altura foi tombado como sendo um Patrimônio Artístico. Visitamos a ponte mas não podemos explorar a redondeza pois os acessos são bloqueadas com placas indicando que não é permitida a visitação e literalmente a frase terminava com "NÃO INSISTA". Bem pena que alguns não tenham o espirito de turismo rural e contemplação de natureza.




















Contentes com o passeio chegou a hora do retorno, morro acima, na altimetria indica que a ponte fica em 833 metros do nível do mar e o pedágio de São Luiz do Purunã fica em 1160 metros. Desgarramos na frente Eu, Emerson,Anderson e um colega biker que infelizmente não sei o nome, e como nosso caminho era mais longo pois nosso carro estava no pé da serra pedimos licença para galera e junto com o Emerson fomos num ritmo acelerado sentido BR277, pois tínhamos compromisso com o almoço das famílias.

Enfrentamos o sol, cansaço e o desgaste mas chegamos bem no destino e a tempo de pegar o almoço com as esposas e filhos.

Falando com o Paltanin, soube que o grupo fez um pedal mais conservador seguindo pelo caminho mais curto pois eles tiveram um contratempo com um colega que quebrou o cambio traseiro, apesar disso ele conseguiram chegar ao meio dia de volta ao estacionamento da fazenda do Thalia e de lá voltaram bem para Curitiba.

Queria aqui pedir desculpas por não ter gravado o nome dos Bikers e convido-os a postar um comentário aqui no Blog.

Valeu Galera e até o próximo pedal. Abaixo estão filmagens e o mapeamento do percurso.

OS GALO VEIO!!!!
Everson Henequi

Nenhum comentário:

Postar um comentário